A modernização tecnológica tem inúmeras aplicações e funções que beneficiam diretamente o dia a dia das pessoas e das empresas. Aliás, no contexto organizacional, a redução de custos em TI é uma das praticidades que a tecnologia deveria proporcionar aos gestores e empresários. Logo, se suas operações voltadas a área apresentam mais prejuízo do que benefícios, você, certamente, está fazendo algo errado.
Cada avanço deve trazer consigo uma nova e diferente oportunidade de melhorar os processos e ter os custos gerais das operações diminuídos.
Portanto, é pensando em tudo isso – e na necessidade de reter gastos excessivos – que neste artigo você encontra 6 dicas para redução de custos em TI a partir de ajustes simples e práticos dentro do setor de tecnologia da sua empresa.
Confira de perto e aplique cada um desses tópicos no seu negócio hoje mesmo para obter melhores resultados!
1. Invista em hardware novo
Quando falamos em redução de custos em TI, equivocadamente, uma das primeiras coisas que vêm à mente é o corte nos investimentos. Isso é um grande erro!
Como já citado, a modernização tecnológica é dinâmica e progride a largas passadas a cada minuto. Desta forma, é essencial manter-se sempre alerta a novos programas e equipamentos que possam colaborar com a retenção de gastos no dia a dia.
Mesmo que a empresa tenha que fazer um investimento inicial, a avaliação a longo prazo assegura que este tipo de troca é eficiente para as finanças, uma vez que novos hardwares podem minimizar os gastos de energia e, até mesmo, agilizar processos do chão de fábrica.
Em outras palavras, a avaliação a longo prazo é o fator determinante para se fazer ou não um investimento em TI. Repare, portanto, nos números na hora de dar este passo.
2. Escolha os servidores ideais para seu negócio
Outro erro comum na área de TI é a má escolha dos servidores na hora de determinar com quais programas e ferramentas trabalhar. Muitas vezes, na ânsia de economizar, as empresas optam por servidores mais baratos que, nem sempre, são suficientemente eficientes.
A economia adquirida desta forma acaba sendo pouco vantajosa, uma vez que o servidor contratado não atende perfeitamente as necessidades do negócio.
Segundo pesquisa realizada pela Gartner, os custos em TI podem ser reduzidos em até 20% quando há uma correta escolha de com quais servidores trabalhar. Muitas vezes um ou dois mais potentes e caros se mostram mais benéficos ao negócio do que vários barateados.
3. Adote a terceirização de serviços
Não são muitas as empresas que trabalham diretamente com um setor de TI dentro de seus prédios. Aliás, ter uma equipe interna dedicada só é recomendado em casos de extrema necessidade no movimento diário das atividades. Caso contrário, a terceirização mostra-se uma excelente opção.
Além da redução de custos em TI, ao terceirizar, a empresa economiza espaço e trabalho destinado a admitir e administrar a folha de pagamento dos profissionais do setor.
A contratação de consultorias especializadas na área também oferece a qualidade e agilidade de profissionais hábeis nas diversas soluções de TI. A experiência destes profissionais traz economia de tempo – e todo mundo já está cansado de saber que tempo é dinheiro.
4. Automatize processos
Já faz algum tempo desde que os avanços tecnológicos propiciaram a automação de processos, acabando com aquelas repetitivas e extenuantes tarefas de nossa rotina de trabalho.
Além de reduzir o número de profissionais dentro da empresa – o que consequentemente enxuga a folha de pagamento – é também uma oportunidade de levar mais qualidade aos processos e produtos finais, pois diminui a incidência de erros humanos.
Dentro de TI, a automatização é um processo extremamente importante. De acordo com dados revelados em uma pesquisa da Information Week Analytics, quase 90% dos profissionais que atuam com tecnologia da informação asseguram que a automação é de fundamental importância para os procedimentos internos da área.
Entretanto, apesar de essencial, sabe-se que poucos profissionais colocam isso em prática. A expectativa é de apenas 10% desse total.
5. Defina como e com quais fornecedores trabalhar
Outro ponto importante quando falamos na redução de custos em TI é saber selecionar corretamente os fornecedores ideais para trabalhar.
Não há dúvidas, o mercado está repleto de opções. Entretanto, vale destacar que nem todas as empresas oferecem a eficiência buscada. Desta forma, é imprescindível fazer uma pesquisa detalhada a fim de encontrar os melhores recursos com que se trabalhar no mercado atual.
Também é importante ressaltar a importância de se estreitar o relacionamento com cada um de seus fornecedores. Uma relação comercial mais próxima é extremamente útil no dia a dia e principalmente ao longo das maiores dificuldades.
6. Invista em Cloud
Por fim, ainda no intuito de reduzir custos, vale pensar em migrar o seu sistema local para uma infraestrutura Cloud.
Especialistas na área, inclusive, indicam que tal migração é, hoje, um dos principais meios de se economizar com soluções tecnológicas. Visto que a nuvem tem um espaço ilimitado para armazenamento, segurança e outros fatores determinantes.
Outro ponto importante a se destacar em meio a “Era Cloud” é a possibilidade de ter acesso aos dados, documentos e informações a qualquer hora e de qualquer lugar.
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Equipamentos e servidores arcaicos e onerosos. Gastos excessivos com pessoal interno de TI. Pouca agilidade e qualidade proveniente da falta de automação de processos. Fornecedores numerosos e desqualificados e pouco investimento em inovação. Estes são os principais erros que podem estar causando prejuízo em suas operações de TI. Mas nunca é tarde para aprender com seus erros.
Aproveite nossas dicas, arregace as mangas e mãos à obra.