Independente do porte ou ramo de negócio, as empresas nos dias de hoje não podem abrir mão de uma boa infraestrutura tecnológica. Planejar uma boa rede de computadores num só lugar faz toda a diferença nos negócios.
É aí que entra o servidor. Uma solução indispensável que ajuda a centralizar e organizar a infraestrutura de computadores, impressoras e qualquer tipo de dispositivo que venha a conectar-se dentro de uma rede LAN ou WAN. Ou seja, é uma máquina dedicada para executar sistemas ou aplicações, que quando conectada a internet recebe e responde solicitações dos usuários de forma imediata e funcional.
AFINAL, O QUE É UM SERVIDOR?
Digamos que um servidor é o computador dos computadores. Ele tem os mesmos componentes: processador, memória SSD, interfaces de entrada e saída, armazenamento, ou seja, tudo o que um computador comum tem. A diferença está nas funções. Um servidor realiza inúmeras tarefas ao mesmo tempo e rodam sistemas operacionais e aplicações próprias para esse tipo de uso. Além disso, um servidor pode controlar várias contas de e-mail da empresa e gerenciar acesso a pastas e documentos de acordo com cada setor, gerenciador de banco de dados, de acesso a impressoras, plataforma automatizada de controle de backups, entre outras alternativas.
Nenhuma grande empresa vive sem servidor hoje. Ou melhor, nenhuma empresa, pois os servidores estão cada vez mais presentes também nas pequenas e médias empresas.
ESCOLHENDO O SERVIDOR CERTO PARA A SUA EMPRESA
Antes de escolher o servidor para a sua empresa, você deve se perguntar como ele será usado. O número de aplicativos, o número de usuários, documentos compartilhados, capacidade de gerenciamento, entre outros itens. Acredite, isso não influencia apenas no seu fluxo financeiro, mas também no fluxo de trabalho.
Desta forma, é necessário conhecer os tipos de servidores, assim você poderá dimensionar corretamente a demanda que será atendida. Os mais conhecidos são: Servidor de aplicação, Servidor de Arquivos, Servidor de banco de dados, Servidor de mídia, Servidor de e-mail, Servidor FTP, Servidor Proxy, Servidor Web, entre outros.
Em termos de servidores locais, existem dois modelos mais utilizados que você pode instalar na sua empresa: Torre e Rack.
Torre
Caso seja seu primeiro servidor, o tipo torre é o mais recomendado. Seu estilo é perfeito para uma empresa pequena e com espaço limitado, que precisa de processamento centralizado sem uma sala de dados. Outra vantagem é que você pode alterar com facilidade os componentes de hardware para ganhar performance na torre.
Rack
Os racks são úteis para quem tem uma demanda grande de processamento de dados. Cada rack é um servidor diferente e são montados em estruturas metálicas que permitem empilhar vários deles em um espaço limitado. Eles são uma boa escolha apenas em situações em que você já possui o rack e pretende instalar vários servidores diferentes: um para e-mails, outro para intranet, um terceiro para os backups e assim por diante.
Lembre-se: A escolha do formato ideal e a decisão para fazer o investimento devem acompanhar as demandas reais do negócio.
NÃO IMPORTA O TAMANHO DA SUA EMPRESA, A POSITIVO SERVERS & SOLUTIONS TEM O SERVIDOR CERTO PARA O SEU NEGÓCIO CRESCER.
Com a Positivo Servers & Solutions, líder em servidores Midrange, você tem a sua disposição uma linha completa de servidores sob medida para a sua empresa em parceria com as melhores marcas do mercado. Positivo, Supermicro e Intel. Segurança, confiabilidade, alto desempenho e economia para empresas que precisam crescer de maneira eficiente e segura.