Uma coisa é fato: a cada ano, o volume de dados armazenados e manipulados nas empresas aumentam e apenas substituir os componentes básicos de uma TI tradicional como rede, armazenamento, processamento e administração de sistemas e software já não traz mais resultados como antigamente. Muitas empresas já começam a sentir o peso da necessidade de manter uma infraestrutura robusta. É aí que entra a hiperconvergência.
O futuro é híbrido, e se você ainda não conhece essa tecnologia, a gente te conta tudo nesse post!
HIPERCONVERGÊNCIA: ENTENDA ESSE NOVO CONCEITO DE INFRAESTRUTURA
Hiperconvergência é uma estrutura de TI que combina armazenamento, computação e rede em um único sistema, eliminando os tradicionais sistemas de TI, onde grandes atualizações de hardwares e substituições são necessárias a cada um ou dois anos.
Os sistemas hiperconvergentes aproveitam a inteligência definida por software para eliminar os silos de armazenamento e computação e permitir que esses recursos sejam executados e gerenciados na mesma plataforma de servidor, o que elimina ineficiências e acelera a computação. O objetivo é unir forças para reduzir a complexidade do Data Center e aumentar a escalabilidade. Não é à toa que é a infraestrutura preferida entre empresas que desejam permanecer competitivas e garantir que seus data centers estejam prontos para a nuvem.
Os sistemas hiperconvergentes simplificam três elementos principais em uma arquitetura de tecnologia: a configuração inicial de hardware, implantação de hypervisor e implementação de armazenamento definido por software.
COMO A INFRAESTRUTURA HIPERCONVERGENTE FUNCIONA?
A hiperconvergência une a tecnologia de SDS (Software Defined Storage), que é basicamente um software que transforma servidores convencionais em storages, com o hipervisor, que é o software responsável por virtualizar a computação e as funções de rede. O resultado disso, é uma “caixa” que serve tanto para virtualizar seus recursos de computação e redes (cpu, memória, interfaces de rede, etc) como o armazenamento de dados em si, substituindo os storages. O uso de um hardware intercambiável, sem a necessidade de ser de um único fornecedor, permite projetar uma infraestrutura mais flexível, barata e simples de gerenciar.
POR QUE ADOTAR A HIPERCONVEGÊNCIA?
Os principais motivos pelos quais as empresas fazem a transição de uma infraestrutura obsoleta e complexa para a simplicidade da hiperconvergência são muitas como a redução de custos, otimização e consistência de desempenho, espaço físico menor do data center, maior eficiência e produtividade nas equipes de TI e ROI da infraestrutura maximizado. E não para por aí, a hiperconvergência oferece a confiabilidade, a disponibilidade, a capacidade e o desempenho necessários, ao mesmo tempo que prepara a infraestrutura de TI para o futuro e reduz o custo total de propriedade.
MODERNIZE E TRANSFORME SEU DATA CENTER COM A POSITIVO SERVERS & SOLUTIONS
A hiperconvergência representa uma tendência que deve ganhar força nos próximos anos devido às vantagens que proporciona aos negócios. Se o seu negócio sofre com capacidade limitada do Data Center atual, a Positivo Servers & Solutions tem a solução. Nós trabalhamos com a linha de servidores de hiperconvergência com tecnologia 100% Intel e também com a plataforma oficial da Nutanix. Sistemas de servidor configurados sob encomenda, totalmente validados e certificados para uso com o Nutanix Enterprise Cloud. Esta solução é flexível permitindo que os parceiros da Intel, VARs e SIs forneçam um caminho mais rápido para a construção de soluções híbridas e de várias nuvens no local para seus clientes com a mais recente tecnologia e suporte de líderes do setor. Performance, agilidade, confidencialidade, segurança, flexibilidade e escalabilidade. Garanta no presente o futuro do data center na sua empresa.