É fato que a Inteligência Artificial tem estado cada vez mais presente na rotina das empresas, sendo extremamente fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento das mais diferentes operações.
Com o progresso da tecnologia, tornou-se inevitável o seu uso. Neste cenário, a IA tem se apresentado como um instrumento próspero, de modo a otimizar processos, diminuir custos e, até mesmo, reduzir os riscos que as profissões podem nos proporcionar.
Segundo a pesquisa “Agenda 2023”, realizada pela organização americana Deloitte, atualmente, 20% dos negócios brasileiros já utilizam da IA como recurso em sua produção e, ainda este ano, 7 em cada 10 empresas aumentarão seu investimento na ferramenta. Isso acontece, principalmente, com o objetivo de se evidenciarem no mercado, trazendo ideias inovadoras e se mantendo como grandes instituições.
O Mercado Livre, líder em comércio eletrônico aqui na América Latina, por exemplo, a implantou em muitas das áreas da empresa, indo desde a identificação de fraudes até a especificação de ofertas para cada tipo de cliente. E tem dado muito certo!
O mesmo relatório constatou que 73% dos profissionais especializados em TI revelaram que as empresas em que trabalham expandiram o investimento em ciência e tecnologia de dois anos para cá.
Mas, afinal, como as empresas têm se aproveitado da Inteligência Artificial?
São inúmeras as maneiras em que seja possível se utilizar da IA. Veja algumas das principais delas a seguir!
Análise de Dados
A IA é capaz de processar dados de forma muito mais rápida e eficaz que nós humanos. Além disso, a possibilidade de analisar grandes conjuntos de informações e obter padrões é maior do que com a análise humana.
Aprendizagem Automática (Machine Learning)
Esta é uma técnica onde a IA utiliza algoritmos para analisar dados e definir padrões. Com isso, as empresas podem otimizar a tomada de decisões em muitas áreas, como na descoberta de irregularidades, prognóstico de futuras demandas e no estudo de mercado e concorrência, por exemplo.
Automação Robótica de Processos (RPA)
A utilização de robôs de software é ideal para automatizar processos de negócios repetitivos. Reduzindo, assim, custos e melhorando a eficácia e a precisão.
Inteligência Artificial Conversacional
Com ela, é possível interagir com os clientes de maneira natural, aperfeiçoando a experiência do cliente, diminuindo gastos com o atendimento e otimizando a eficiência em comunicação.
E aí, deu para ter ideia de como a IA pode influenciar a forma de execução das funções do seu negócio?
Se você ainda não usa desta tecnologia no seu modelo de empresa, saiba que você pode estar perdendo não só tempo, como dinheiro e oportunidades de ganhar novos clientes e contar com processos ainda mais especializados e preparados. E a tendência é que mais e mais organizações adotem a prática do uso da Inteligência Artificial, fazendo com que o mercado evolua a cada dia.