Não há dúvidas. Quando o assunto é “como motivar uma equipe” a primeira coisa que vem à cabeça é dinheiro. Um salário atrativo e aqueles tradicionais benefícios são, com certeza, um dos principais motivos pelos quais as pessoas levantam todos os dias para ir ao trabalho. No entanto, o dinheiro não é, nem de longe, a única coisa que mantém uma equipe engajada e produtiva.
A satisfação que influencia diretamente no desempenho de um profissional depende da capacidade das empresas de promover um ambiente inspirador, gratificante e desafiador.
Para isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a abrir a mente e começar a motivar seus funcionários de maneira mais assertiva, sem precisar gastar muito dinheiro com isso. Além de trazer mais satisfação para seus colaboradores, estas dicas essenciais garantirão que seu negócio seja mais produtivo e tenha maior vantagem competitiva frente a um mercado cada vez mais exigente.
Aprenda como motivar uma equipe gastando pouco com as dicas a seguir:
1. Reconheça as conquistas e as boas ações de seus funcionários
Demonstre gratidão e não deixe de dizer “obrigado”. O funcionário recebe o agradecimento como reconhecimento de que suas ações fizeram a diferença dentro da organização e isso diz muito – ou quase tudo – sobre como motivar uma equipe.
Nunca deixe de parabenizar seus funcionários por suas realizações e conquistas. Elogiar seus esforços promove sua autoestima. Vale lembrar que reconhecer bons trabalhos publicamente (diante da equipe) faz com que o profissional se sinta importante e, de quebra, transmite este conhecimento para os outros colaboradores que espelham as boas ações do elogiado.
Promova reuniões de feedback positivo. Não seja aquele gerente que só fala com os funcionários quando alguma coisa ruim acontece. Reúna a equipe para dizer o que está dando certo, elogiar e trazer boas notícias. Fazer reuniões para falar dos bons resultados alcançados por cada um é muito importante.
2. Cative seus colaboradores
Líderes cativantes conseguem promover ótimas condições de trabalho para seus colaboradores. Eles sabem como motivar uma equipe e tendem a estruturar políticas de trabalho mais flexíveis e, com isso, conseguem demonstrar empatia.
Estude a possibilidade de oferecer trabalho no modelo home office. Com os avanços tecnológicos está cada vez mais fácil trabalhar dessa maneira. Esta pode ser uma solução para aqueles profissionais que moram muito longe e gastam boas horas de seus dias no transporte público ou no trânsito.
Empresas que oferecem benefícios extras para os funcionários são empresas que conseguem se destacar no mercado. Ofereça um dia de folga extra como, por exemplo, o day-off no dia do aniversário. Este gesto pode não fazer diferença para a dinâmica de trabalho da empresa, mas representa muito para o colaborador.
Feche parcerias com estabelecimentos que possam oferecer algum tipo de desconto para os funcionários do seu negócio. Ter descontos em academias, farmácias, restaurantes e lanchonetes próximas a empresa é um diferencial grande para os atuais e futuros colaboradores de sua empresa.
Ter ações diferenciadas em datas importantes do ano também ajuda a empresa a cativar os funcionários. Pequenos brindes e lembranças são sempre bem vistas pelos olhos dos trabalhadores.
3. Desafie e recompense seus funcionários
Quem é que não gosta de conquistar algo? Competitivas ou não, todas as pessoas se realizam ao atingir algum objetivo. Diante disso, oferecer alguns desafios que envolvam metas e resolução de problemas pode ser uma ótima ideia para aumentar a produtividade da empresa.
Como recompensa, entregue vale presentes ou, até mesmo, produtos e/ou serviços da própria empresa. Ações como essa trazem uma competitividade saudável para a empresa e, também, entregam novos objetivos pelos quais os colaboradores devem trabalhar todos os dias.
Lembre-se que metas podem ser batidas por todos os departamentos da empresa e não só pelo setor de vendas. Proponha atividades diferentes para todas as áreas da organização a fim de não causar mal-estar.
4. Tenha um plano de carreira bem definido
Não há nada pior do que a sensação de estagnação. Este é um dos principais motivos pelos quais bons profissionais deixem suas funções nas empresas em que trabalham. Portanto, oferecer um plano de carreira para seus funcionários – inclusive para aqueles que já ingressam como seniors – é mais que essencial.
Com um bom plano de carreira, o colaborador se sentirá mais seguro para superar obstáculos empresariais e, com isso, entregará mais produtividade.
5. Quebre as barreiras invisíveis
Seja estagiário, trainee, junior ou pleno, permita que seus colaboradores aprendam com gerentes. Mostrar que as barreiras de aprendizado não existem é mostrar que sabe como motivar uma equipe, principalmente aqueles jovens talentos que tem muita garra e vontade de aprender. Mostre que ninguém é melhor do que ninguém e permita que seus funcionários trabalhem a nível de igualdade, até mesmo com o presidente da empresa.
Sempre que possível peça sugestões sobre como alcançar resultados. As pessoas gostam de ser ouvidas, mais do que isso, gostam de colaborar com o sucesso dos projetos.
…
Mais do que pagar um alto salário, a chave para conseguir incentivar e motivar funcionários é pensar no que você pode fazer para deixá-los felizes. Isso porque quem está feliz trabalha de forma mais produtiva.