Exercer procedimentos de segurança é algo importante para qualquer usuário ou empresa no universo digital. Mesmo com a intervenção tecnológica em muitos processos atuais, é muito importante acoplar a utilização dessas tecnologias com medidas de segurança.
Integridade, alto desempenho e proteção são três pilares que precisam estar integrados, mas é a segurança a base de sustentação. Uma das medidas de segurança mais conhecida é o backup. Feito corretamente, o procedimento diminui o risco de adulteração, perda ou vazamento de dados.
Para que a medida funcione, algumas etapas são necessárias. Abaixo você pode conferir os quatro passos fundamentais para não sofrer com perdas ou danos de dados.
4 passos para implementar um backup eficiente:
1. Estabeleça uma rotina
A Consumer Electronics Association, uma organização norte-americana que estuda o consumo de computadores e dispositivos móveis no país, realizou uma pesquisa que detectou que uma pessoa tem acesso livre a 1800 arquivos digitais armazenados. É uma popularização muito alta e que requer uma segurança contínua.
Diante disso, o primeiro passo para implementar o procedimento de segurança é criar uma rotina. Estabeleça uma frequência fixa para a realização do backup em suas máquinas. Essa rotina precisa ser respeitada rigorosamente.
Associado à rotina, o backup também precisa ser estruturado. Estabelecer prioridades a fim de otimizar o processo auxilia muito no decorrer da rotina. Para isso, classifique seus arquivos quanto à data, urgência de trabalho, arquivos sujeitos a alterações constantes entre outras variáveis.
Em seguida, guarde-os e monte a rotina adequadamente. Só porque um arquivo é menos utilizado não quer dizer que não deva ser protegido. Faça o backup de todos e obedeça à disciplina da rotina.
2. Invista em Armazenamento
Hoje, sabe-se que tanto a disposição física, quanto a lógica dos dados, podem ser afetadas por conta de ataques hacker, uma formatação ou outro tipo de ameaça.
Por isso, procure investir em alternativas de armazenamento. Hds externos e pen drives são ótimas opções para usuários comuns, mas menos aconselhados quando o assunto é segurança empresarial.
Neste caso, servidores físicos podem ser uma ótima solução para manter todos os arquivos em uma mesma máquina e facilitar os procedimentos de segurança.
Outra opção bastante interessante do mercado são os serviços cloud. Aplicações como o Azure, One Cloud e Dropbox servem uma série de ferramentas para o usuário proteger seus arquivos online.
3. Automatize o processo
Fazer backup algumas vezes é trabalhoso, ainda mais quando o computador possui uma quantidade muito grande de arquivos. São documentos, planilhas, vídeos, músicas e outros dados que acabam tornando o processo mais demorado.
Em função disso, sistemas de backup – configurados à maneira do usuário – automatizam o processo. Fazer uso destas ferramentas poupa tempo e diminuem erros humanos.
4. Documente o procedimento
Nem sempre a operação é bem sucedida, e documentar essas informações é essencial para que ela possa ser feita com mais eficácia posteriormente. Notificações de operações com falhas, alterações que foram agendadas, execuções contínuas do processo e até um novo usuário permitido a fazer a operação são alguns desses dados que precisam ser documentados.
Não só para deixar o usuário ciente das operações, a documentação é importante para alguma suposta violação de segurança com os arquivos armazenados. Como qualquer outro procedimento corporativo, essa proteção deve ser feita a todo instante e todos os colaboradores de uma empresa precisam ser informados sobre a política que rege a segurança desses arquivos.
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A Era da Informação proporcionou meios ainda mais seguros e saudáveis para proteger seus dados e assim não comprometer a funcionalidade do negócio.
É sempre bom que todos os profissionais, especialmente os da área de T.I, entendam a importância da preservação dos arquivos para que outros processos da empresa não sejam afetados por conta da falta de segurança.
Além do backup, existem algumas outras medidas que podem ajudá-lo a prevenir seu negócio contra as ameaças digitais. Saiba mais no post “Segurança da Informação: 5 ataques harckers mais comuns e como se proteger”.