Muita gente também tem essa dúvida, mas não se preocupe, isso é muito comum entre as pessoas que não são da área de tecnologia. Então, para começar a entender a diferença entre hardware e software, antes, precisamos compreender o que são e quais são seus papeis. Estes componentes são partes fundamentais que trabalham juntos em prol do funcionamento do computador.
Em resumo, o hardware é a parte física do computador, ou seja, as peças, e tudo que é possível tocar. Para facilitar ainda mais o entendimento sobre isso, trouxemos alguns itens que compõem o hardware de um computador, confira abaixo:
-
Placa mãe;
-
Processadores;
-
Monitor;
-
Chip;
-
Placas de som e de vídeo;
-
Teclado;
-
Mouse;
-
Memória;
-
Disco rígido.
E tudo isso também se aplica a dispositivos móveis, como por exemplo, celular, TVs, e muitos outros dispositivos.
Já na parte de software podemos relacionar todos os programas, sistemas operacionais que tornam possível rodar o sistema do computador, ou seja, que fazem o computador funcionar adequadamente.
Para se ter uma ideia de sua importância, os softwares são os responsáveis por responder os comandos necessários para que o hardware funcione. Basicamente, eles são a parte de códigos de cada dispositivo tecnológico. Como software podemos citar os sistemas operacionais mais conhecidos e utilizados pelos usuários, entre eles Windows, Linux, Android e IOS. Além desses, elencamos alguns outros que vão, sem dúvida, sanar todas as dúvidas sobre softwares, confira abaixo:
-
Navegadores;
-
Antivírus;
-
Programas de edição de textos e imagens;
-
Programas de reprodução de vídeos;
-
Jogos;
-
Aplicativos.
Já deu para notar que hardware e software precisam um do outro para funcionar corretamente, concorda? De forma resumida, assim que o computador é iniciado, o software entra em ação para transmitir as instruções que o hardware precisa ativar para que o computador realize suas tarefas.
Mas, apesar da explicação tornar simples essa diferença, na prática são inúmeros códigos e comandos para que tudo ocorra bem. Para se ter uma ideia, existe um software (programa) feito especialmente para acionar determinadas partes do computador. A título de exemplo, existe o programa ligado à placa de som que vai executar o sistema de som do computador, e assim por diante. E a cada nova instrução, o hardware responde com uma ação. Muito legal tudo isso, não é mesmo?
Por de trás de cada computador, existe um mundo de códigos que foram pensados por um profissional de computação para facilitar o seu dia a dia.
Gostou? Então, acompanhe nosso blog, sempre temos artigos interessantes sobre o mundo da informática e tecnologia. Dúvidas ou informações sobre nossos produtos ou serviços? Entre em contato com nossa equipe aqui!