Você sabe o que é outsourcing? É a terceirização de um determinado serviço ou área de uma empresa. E quando falamos sobre o que é Outsourcing de TI, nos referimos à contratação de uma parte ou todo o setor de tecnologia de informação. E para quem pensa que isso é coisa de empresa grande, está bem equivocado.
Hoje, o Outsourcing de TI se tornou fator estratégico para gestores e empreendedores de qualquer porte. As justificativas para aproveitar esse modelo de negócio são as mais variadas, e todas elas são úteis para quem preza pelo desenvolvimento da própria empresa. Até porque, quando se trata de economia e eficiência, qualquer líder de organização dará preferência ao plano que tenha menores custos e melhores resultados.
Uma pesquisa da IDC revelou que as empresas de Outsourcing de TI devem crescer mais de 10% em 2017/18. Isso acontece porque pequenas e médias empresas já entenderam que, mesmo não dispondo de um bom aporte de máquinas dentro de seu espaço, a tecnologia é crucial para o crescimento do negócio. Assim, as contratações de outsourcing crescem bastante, mais que o investimento dentro da própria empresa.
O outsourcing também tem se mostrado um recurso importante na modernização dos data centers. Os avanços tecnológicos acontecem com uma velocidade que, muitas vezes, as empresas, sobretudo as menores, não conseguem acompanhar. Essa renovação fica sob responsabilidade das terceirizadas, que possuem profissionais qualificados, modernizam equipamentos e atualizam os programas e aplicações de que as empresas necessitam para manter as máquinas funcionando.
Vale a pena ter uma equipe de TI própria?
No caso de empresas que tem em seu DNA a própria tecnologia, a equipe de TI estuda, analisa e desenvolve soluções para oferecer serviços a outras empresas. Mas sabemos que a maior parte das indústrias e empresas de serviços não fabrica tecnologia e nem tem esse objetivo. O que todas querem é oferecer o melhor produto dentro de sua expertise, que pode ser uma rede de padarias, escritório de advocacia, hospitais, bancos e tantos outros negócios. Mas uma coisa é inegável: o contato com os clientes e a prestação de diversos serviços está cada vez mais tecnológica, e manter-se o tempo inteiro focado no consumidor tornou-se uma obrigação para construir um diferencial no mercado. Então foque no seu negócio e deixe a tecnologia para quem entende.
As vantagens do Outsourcing de TI
Economia
Contratar pessoal especializado é bastante caro. Manter um setor inteiro de TI, então, é para poucos. O mais importante é manter a empresa automatizada e com as pessoas certas para colaborar com seu negócio. Invista nos serviços/produtos que a sua empresa oferece e deixe a questão tecnológica para um Outsourcing de TI. A empresa de tecnologia prestará todo o suporte necessário com pessoal qualificado, atualizações, programas e segurança, sem que isso se torne uma preocupação a mais para você. Terceirizar, além de ser uma tendência mundial, mantém sua empresa atualizada tecnologicamente.
Inovação
A tecnologia caminha a passos largos e é difícil se manter a par de tudo o que é necessário para se atualizar. Quando você permite que profissionais façam isso, a capacidade de modernização na sua empresa se torna automática. Além das atualizações, as empresas de outsourcing podem oferecer serviços de armazenamento, segurança e inteligência de dados, essenciais para o desenvolvimento do seu negócio. Hoje, quem consegue saber mais sobre os clientes, mantém um passo a frente para melhorar os serviços ou desenvolver melhores produtos que vão de encontro aos desejos das pessoas.
Foco no core business
É o que já falamos: se você possui uma rede de lanchonetes, é melhor se concentrar no bom atendimento, receitas deliciosas e comidas que mais agradam os clientes. Deixe a manutenção das máquinas, segurança digital e sistema operacional para quem entende disso e pode, inclusive, realizar a manutenção preventiva da TI sem que isso afete a rotina da sua empresa.
Suporte qualificado e eficaz
Computadores são como pessoas, precisam de check-ups, cuidados, atualizações e proteção. É melhor se prevenir para evitar sustos e contratempos do que apagar incêndios. Isso evita paradas bruscas porque o servidor deixou de funcionar, por exemplo. Mesmo em casos críticos, como um ataque de vírus, é melhor deixar a equipe de Outsourcing de TI cuidar do assunto. Ela possui profissionais que entendem do assunto e se mantêm totalmente atualizados para cuidar da tecnologia da sua empresa com disponibilidade e eficiência.
Crescimento escalonado
O seu negócio funciona a pleno vapor, faz sucesso com clientes e em breve será necessário abrir filiais. Isso significa que mais pessoas acessarão seu site, mandarão mais e-mails, os PDVs necessitarão de mais máquinas e você terá que lidar com mais dados circulando pelo sistema. As empresas de outsourcing estão de olho no crescimento das suas atividades e poderão propor soluções de tecnologia que vão manter a qualidade do serviço e ainda cobrir a nova demanda, por mais vezes que ela aumente. Não se trata apenas de uma ajuda para as máquinas não quebrarem. Também são propostas novas tecnologias, equipamentos e aplicações que vão ajudar sua empresa a seguir rumo ao sucesso.
Sem intervalos
Como o serviço é terceirizado, automatizado e monitorado, as atualizações, melhorias, suporte remoto e busca por falhas é constante. Mesmo que seja necessária a atuação do técnico no local, tudo acontece com grande previsibilidade. Em outros casos, as próprias máquinas ou sistema avisam quando precisam de ajuda, e a qualquer hora do dia ou da noite o serviço é realizado.