Dada sua natureza dinâmica, a tecnologia está sempre em constante evolução e a cada dia surgem novas tendências e soluções em potencial, capazes de alterar o cenário das empresas e agregar ainda mais valor às operações.
O setor de TI, nessa conjuntura, tem um papel muito importante para as organizações hoje em dia, contribuindo não só em um nível operacional como principalmente estratégico.
Ou seja, mais do que viabilizar processos, ferramentas, aplicações e fluxos de comunicação, dados ou mesmo disponibilizar infraestrutura, como computadores, máquinas, impressoras e parque tecnológico, ele cumpre a função de dar suporte para que se atinja maior agilidade, aproveitamento de insights e desenvolvimento de competências e capacidade, contribuindo para a competitividade.
Bem por isso é uma área que não para.
Se você desejar estar mais por dentro do que vem sendo apontado como tendência crescente nesse mercado, confira as dicas abaixo sobre o que deve impactar o futuro da TI com o avanço da tecnologia e esteja preparado:
Indústria 4.0
Internet das coisas, computação cognitiva e inteligência artificial são apenas alguns dos termos que mais têm destaque quando falamos em futuro na área de tecnologia da informação.
Isso porque a integração entre internet, programação, comandos e operações automatizadas de “elementos”, como se eles fossem capaz de pensar, executando diversas tarefas a partir de ações programadas para que reajam de determinada forma mediante a algum contexto, só tendem a aumentar.
Isso promete trazer desafios no que tange ao suporte que as empresas terão que ter para que não fiquem fora dos conceitos de automação.
Objetos inteligentes, portas que se abrem automaticamente ou luzes que se acendem ou apagam mediante a presença de sensores são exemplos de possibilidades que esse conceito oferece.
Tais avanços trazem redução de custos, praticidade e até aumento da eficiência em muitos ambientes, contribuindo para maior produtividade e controle.
Não é raro, a propósito, ouvimos falar cada vez mais em vestíveis, smartwatches, glasses e demais dispositivos que antes não imaginávamos serem dotados de tecnologia, comunicação e capacidade de processar dados conectados à web, mas que, hoje, mostram-se evoluindo cada vez mais.
Comunicação mais avançada
Tem crescido a atenção e a demanda das empresas por apostas em sistemas de comunicação cada vez mais eficazes no contexto da TI.
De acordo com a consultoria Gartner, por exemplo, o mercado de assistentes pessoais conectados por controle por voz irá representar 3,52 bilhões de dólares em 2021 no mundo, um aumento bastante considerável em relação a 2015, por exemplo, denotando que as expectativas de avanços da tecnologia nesse sentido são bastante grandes.
Prevê-se, portanto, constante expansão e a TI deverá lidar com isso à medida que as empresas notam cada vez mais a necessidade de acompanhar tais tendências.
Soluções de alto desempenho e desenvolvimento de inteligência artificial podem ajudar a lidar com essa realidade.
Deep learning, relacionado ao aprendizado de máquina, e customer experience (CX), aliás, são outros dois conceitos que entram com muito peso nessa questão.
O resultado disso pode ser o atendimento mais desenvolvido, dependendo do momento que a empresa vivencia e da maneira como está trabalhando a comunicação com seus públicos o CIO precisa entender que investimentos a empresa precisa fazer nesse sentido e encontrar a melhor maneira de desenvolvê-los.
Isso pode se dar em forma de bots, de aplicativos para estreitar mais ainda a relação com os consumidores, criar engajamento, entregar maiores funcionalidades e criar plataformas de maior integração para uso dos serviços e assim por diante.
Maior inteligência e experiência analítica
De acordo com levantamentos e previsões da IDC Predictions o mercado de TI deverá avançar 5,8% neste ano (2018).
Com isso a procura por ferramentas que sejam capazes de fornecer subsídios para ação a partir de propostas como essas crescem a cada dia.
Segundo a Frost & Sullivan, por exemplo, o Brasil é líder na América Latina, inclusive, no uso de Big Data analytics, com fatia de 46,8% do mercado.
Os atrativos, afinal, são muitos.
Com isso é possível acreditar que todos os tipos de empresa podem se sentir atraídas por usar essa tecnologia, tal como acontece, por exemplo, nas que desenvolvem atividades de comércio direto e, por isso, necessitam rastrear e cruzar dados a respeito do comportamento, tendências e preferências dos consumidores com bastante constância, para adaptar sempre as ofertas, produtos, serviços e abordagem.
Máquinas que tomam decisões, aliás, têm sido apontadas como algo com o qual os CIOs devem passar a se acostumar, de certo modo, inclusive, ajudando a articular essa implementação junto às demais áreas da empresa.
Um bom banco de dados, que normalmente é o grande princípio para toda a evolução de TI na empresa (em conjunto com recursos físicos e integrados que confiram maior potencial e capacidade de trabalho à companhia, de modo que ela possa ter um lado operacional muito bom e também transformar essa informação em inteligência), pode puxar investimentos em integração e uso de ERPs com cada vez mais frequência.
Inovação crescente
Essa palavra pode até parecer redundante no contexto da TI, vez que ela por si só é uma área que representa contínuos avanços, mas se encarrega de passar uma mensagem muito importante quando o assunto é incentivar o processo criativo e a busca por implementação de melhorias em prol de resultados nas empresas.
Por certo, dessa interação surgirão constantes inovações e ferramentas cada vez mais evoluídas no contexto da tecnologia, as quais, assim como antes não imaginaríamos existir IoT, hoje não conhecemos ou temos total dimensão.
O futuro da TI, logo, estará relacionado também a maior participação e incentivo dos times para que novas ideias sejam geradas em um contexto de (aproveite e veja aqui também se o seu time de TI é inovador e como incentivar esse tipo de comportamento para montar uma equipe de sucesso).
Além do mais indicadores importantes mostram que os avanços estão longe de parar ou manterem-se baixos: de acordo com previsões da Gartner, aliás, o mercado de TI pode chegar a gerar despesas globais de US$ 3,6 trilhões em 2018, movidas ainda por blockchain (bitcoins), entre outros fatores de igual relevância, como os que até aqui tratamos.