A TI tem se tornado cada vez mais estratégica e alinhada aos objetivos de negócio de cada empresa. Isso porque os profissionais que atuam em tecnologia assumem papel importante na garantia da alta disponibilidade dos ambientes e precisam evitar interrupções nos serviços. Porém, quando o profissional de monitoramento de TI não dispõe de ferramentas corretas, o processo se torna exaustivo e demorado.
Dependendo do porte de cada empresa, problemas corriqueiros, como uma troca de componente em um servidor, pode se tornar uma dor de cabeça pela frequência com que as máquinas apresentam problemas, softwares necessitam de atualizações e a segurança digital possui falhas que propiciem ciberataques.
Cuidar de um data center já é trabalhoso por natureza. Além disso, cada avaliação manual até que se chegue na raiz do problema pode interferir no bom andamento dos processos da empresa. Isso traz encargos não só financeiros, mas também atrasos no trabalho dos colaboradores, além de ferir a imagem da sua marca junto ao consumidor final. Quanto maior o tamanho da empresa, maior é a demanda de esforços em TI.
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Forrester, o custo de inatividade de um profissional de TI por hora pode custar entre US$ 10 e 1 milhão. Além disso, problemas de disponibilidade da rede são praticamente diários e em 60% dos casos de indisponibilidade o problema pode atingir até 4 funcionários. Ou seja, além da possibilidade de interrupção dos serviços, os colaboradores e a própria empresa podem ser prejudicados.
O monitoramento de TI se torna importante porque vai além da ação reativa, a tentativa de solucionar um problema apenas na hora em que ele aparece. A ação de monitorar o ambiente traz muitos outros benefícios por ser proativa.
NOC: um centro de monitoramento de TI só seu
Um NOC (Network Operations Center) é uma central de monitoramento de TI que pode ser remota, terceirizada e cuida da TI de sua empresa, sem que você precise ter uma equipe ou área dentro do seu espaço físico. O processo começa com a instalação de ferramentas para coleta de dados em todos os equipamentos, como desktops e servidores, ou toda a infraestrutura tecnológica. A partir de então acontece uma troca de dados entre seu setor de TI e o NOC que gera relatórios detalhados das atividades. Assim, é possível prever falhas antes que ocorram, necessidades de atualizações e gerenciamento da segurança contra ataques. A utilização de um monitoramento terceirizado é amplamente adotado por pequenas e médias empresas que não dispõem de tecnologia suficiente ou pessoal para cuidar do ambiente de TI.
Serviço ininterrupto
As redes monitoradas têm quase 70% de respostas mais rápidas e tempo de reparo até 32% menor em relação as que não possuem esse serviço. Além disso, muitos erros ocorrem por falha humana e/ou decorrem por falhas de configuração ou segurança. Ter uma equipe especializada e exclusiva para serviços de TI garante gerenciamento e monitoramento constantes. A manutenção é ativa e pode ser automatizada, de qualquer local e a qualquer hora.
Ainda mais benefícios
Ganhe tempo: para que aja eficiência nos processos diários da empresa, é necessário que as tarefas sejam executadas em menor tempo. Isso acontece quando a rede está disponível e a equipe permanece focada em sua área. O monitoramento de TI terceirizado favorece esse benefício por possuir rastreamento automático, rede monitorada em tempo real e atualizações frequentes. Deixe seus colaboradores livres em suas funções específicas.
Coleta automatizada: o monitoramento de TI e o gerenciamento são realizados de maneira remota. O cruzamento de dados gera relatórios que apontam exatamente em que locais há necessidade de melhorias. Além disso, a rede é avaliada continuamente.
Manutenção preventiva e precoce: manter a estabilidade do ambiente de TI é fundamental para realização das rotinas sem interrupções. Para que isso aconteça, a rede precisa estar disponível. Quando ela recebe monitoramento, são garantidas estabilidade e segurança ao ambiente, pois ocorrem atualizações de software, reforço no antivírus, backup de dados críticos e manutenção do sistema automaticamente. Essa capacidade de automação só pode ser oferecida por um NOC.
Serviço 24x7x365: o monitoramento remoto é realizado 24 horas, 7 dias da semana e durante todo o ano. Qualquer sinal de irregularidade no sistema gera um alerta, seja dia ou noite, e o erro é resolvido imediatamente para que não haja inatividade.
Disponibilidade: quando um problema aparece na rede não monitorada, provavelmente já causou dano ou interrupção. O monitoramento de TI automatizado repara falhas ao primeiro sinal de desajuste do sistema. Com essa ação preventiva, a disponibilidade da rede aumenta e as falhas são evitadas. Quando tudo funciona perfeitamente, o sistema se torna altamente disponível.
Atualizações automáticas: cuidar dos softwares de uma empresa pode ser uma tarefa complexa dependendo da quantidade de hardware no parque tecnológico. Quando os softwares são conectados e monitorados pelo NOC, a ferramenta percebe a necessidade de cada software e ativa a atualização, sem que ninguém precise olhar programa por programa, nem máquina por máquina.
Sua empresa pode ter todos os benefícios
Ao entrar em contato com uma provedora de outsourcing de TI, é feito um agendamento para avaliar todo o seu parque tecnológico. Após a visita, serão indicados pontos frágeis que precisam de atenção e cuidado, além de outros que merecem monitoramento. Esse diagnóstico permite uma solução exclusiva e adequada a cada empresa, ramo de atividade e porte. Tudo cabe perfeitamente no orçamento destinado aos cuidados de TI de sua empresa. Alem disso, os ganhos em produtividade e disponibilidade são tantos que fazem valer o investimento no serviço contratado.