Todas as empresas buscam maior produtividade com menor custo. Perseguir essa combinação é uma das formas para manter o negócio competitivo e sustentável financeiramente.
O grande problema é que essa combinação não é tão fácil de ser atingida. Ela envolve gestão dos processos, revisão constante de normas e procedimentos, investimento constante em tecnologias mais ágeis, treinamento adequado das equipes de trabalho, melhoria dos processos de comunicação e fluxo de informações, políticas de motivação dos colaboradores e uma série de outras medidas que não podem ser tratadas como soluções esporádicas, mas sim, como verdadeiras políticas aplicadas ao dia a dia das organizações.
Dentre os muitos problemas que afetam uma empresa está o comportamento dos recursos humanos. Os colaboradores são afetados diretamente pelas políticas da própria empresa. Seja no que diz respeito a remuneração, condições de trabalho, comportamento dos gestores, entre outras variáveis.
No caso de uma equipe de TI, a falta de cuidado com esses aspectos pode reduzir a produtividade. O setor é conhecido por ter de trabalhar com situações complexas no dia a dia. E, portanto, necessita de uma atenção especial.
Confira abaixo os principais problemas que afetam a produtividade da equipe de TI e aprenda como contorná-los:
1. Colaboradores desmotivados
É preciso saber identificar quando os colaboradores estão desmotivados. Alguns sinais são claros: desinteresse pelos problemas e objetivos do setor e da empresa, isolamento da chefia, falta de proatividade e lentidão no trabalho.
Se esse comportamento é generalizado na equipe, é porque a empresa não está cumprindo com o que prometeu. Ou seja, não tem políticas claras e eficazes de recompensa.
Solução
A empresa precisa estabelecer três rotinas para neutralizar esse problema:
– Formalizar metas claras e mensuráveis de curto prazo;
– Criar ou aperfeiçoar o plano de cargos e salários;
– Organizar políticas para ouvir e conhecer seus colaboradores.
As metas de curto prazo são fundamentais para mobilizar a equipe, pois oferecem uma visão mais clara do objetivo. Mas, no fim dessa linha é preciso ter uma recompensa, tanto para o cumprimento quanto para a superação das mesmas. É essencial que o funcionário tenha em mente qual será a recompensa por seus esforços.
Melhor que isso, só se o gestor da equipe for proativo o suficiente para conhecer seus colaboradores com profundidade. Saber os anseios dos colaboradores pode ajudá-lo a estabelecer recompensas criativas e personalizadas.
O post “Como motivar uma equipe: 5 dicas para motivar sua equipe sem gastar muito dinheiro” traz opções low-cost para manter sua equipe motivada e engajada.
2. Comunicação ineficiente
Uma comunicação ineficiente é geradora de conflitos e afeta diretamente a produtividade da equipe de TI. O problema, que causa frustração e insatisfação nas equipes, deve ser pensado em todos os seus aspectos.
Não há nada pior do que um profissional de TI ser interrompido no meio de um raciocínio complexo para atender outra solicitação. Além de atrapalhar o trabalho, a mensagem do interlocutor é mal assimilada e acaba não gerando uma ação satisfatória.
Pior ainda são as informações que não circulam no tempo certo e não chegam às pessoas a quem deveria chegar.
Solução
Com o avanço da tecnologia, ferramentas que facilitam a comunicação entre departamentos e/ou unidades da empresa foram criadas. Mas, ainda assim, problemas na troca de informações são muito comuns no meio corporativo.
É preciso investir em canais de comunicação interna de modo a otimizar o fluxo de informações, pedidos e cobranças.
Um profissional de TI deve ser minimamente interrompido durante o seu trabalho, mas precisa estar conectado com seus stakeholders e estabelecer uma rotina para avaliar novas tarefas, fornecer respostas e debatê-las com quem as solicitou.
3. Falta de Feedback
Fornecer feedback é fundamental para estimular a produtividade da equipe. Portanto, ele deve fazer parte de toda a rotina de trabalho do setor.
O profissional precisa saber onde está errando – e acertando – para direcionar esforços. Um colaborador que não tem a menor noção se o seu trabalho é apreciado tende a ficar desmotivado.
Solução
É preciso que o gestor estabeleça uma rotina de feedback com cada um de seus colaboradores.
É importante fornecer feedback à equipe, deixando claro que o trabalho em grupo fará com que os resultados sejam atingidos. Além de valorizar o trabalho em equipe, mostra a cada um, individualmente, a importância de suas ações.
4. Falta de investimento em tecnologia
Esse é um problema gravíssimo. Algumas empresas querem obter os melhores resultados sem investir nos meios para que eles aconteçam, o que acaba fazendo com que recaia sobre a equipe uma pressão ruim.
Arquitetura de TI ultrapassada, equipamentos e softwares obsoletos interferem negativamente na produtividade da equipe de TI.
Solução
Nesse caso, o primeiro passo é ouvir. Reuniões periódicas e um canal de comunicação eficiente e prático entre os integrantes da equipe e o gestor são essenciais. Elas contribuem para que os problemas sejam conhecidos e os entraves para a produtividade removidos.
É preciso ter consciência de que os obstáculos à produtividade não é a equipe de TI, mas dos recursos tecnológicos que evoluem, mudam e ficam obsoletos rapidamente.
Tenha em mente que a condição para acabar com problemas de estrutura é estar preparado para fazer investimentos.
O post “Saiba como melhorar a infraestrutura de TI com baixo investimento” pode ajudá-lo a fazer melhores escolhas no momento de investir em novos equipamentos.
5. Pouco ou nenhum investimento em treinamento dos colaboradores
Se a tecnologia anda a passos largos, a informação também. Se uma empresa quer ter os melhores colaboradores, é preciso buscar aqueles que investem em conhecimento.
A falta de perspectiva de desenvolvimento é outro fator que interfere negativamente na produtividade da equipe de TI, pois o colaborador se sente parte de uma estrutura que não anda para frente e não pensa no crescimento profissional de seus funcionários.
Solução
Invista em cursos, palestras, participação em seminários. Crie um clima de aprendizado e crescimento constante. Esse conhecimento acabará retornando para a própria empresa em forma de produtividade, ideias e inovação.
6. Excesso de conectividade
Esse não é um problema que afeta exclusivamente a produtividade da equipes de TI, mas é, provavelmente, a área mais afetada dentro de uma empresa, uma vez que a ferramenta de trabalho é o computador.
A internet quebrou, de certo modo, a barreira entre o pessoal e o profissional. As pessoas vivem essas duas atmosferas simultaneamente, o que pode levar à distração e até à abstração do trabalho, interferindo na produtividade da equipe de TI.
Solução
A solução não é simples, porque proibições podem gerar mais insatisfação e até desmotivação.
Estabelecer horários e pausas para descanso pode ser uma alternativa. Mas, nada pode ser mais eficaz do que manter o funcionário comprometido com resultados.
A melhor solução é estabelecer metas de produtividade de curto prazo e recompensas claras para quem atingi-las e/ou superá-las. Ao comprometer o funcionário com a produtividade, ele certamente pensará duas vezes antes de trocar o trabalho pela internet.